A CAPELA MILITAR SANTO TOMÁS DE AQUINO




A Capela Santo Tomás de Aquino, em estilo colonial espanhol, foi inaugurada no dia 20 de janeiro de 1972. Essa magnífica obra tem caráter ecumênico e foi edificada para desenvolver a espiritualidade e a união das pessoas, aproximando os alunos, a família militar os moradores dos bairros vizinhos e as comunidades de jovens na celebração da vida e da fé cristã.
O projeto de arquitetura básico da Capela (1969) é de autoria de Hernani do Val Penteado e, à época, apresentava duas soluções: um projeto com uma torre (o escolhido) e outro sem esse complemento arquitetônico.
Os detalhes de acabamento interno foram de autoria do arquiteto Ten Cel Dirceu Bonecker de Souza Lobo. Já a construção e os detalhes externos foram de responsabilidade do engenheiro Ten Cel Élis Luiz Tavone Serafim.
As linhas de construção harmonizam-se com as do modelo do Conjunto Principal da EsPCEx. A semelhança não está só no aspecto externo da construção, mas em cada detalhe do acabamento interior da Capela. O teto, em madeira de lei (caviúna), é muito parecido com o do Salão Carlos Gomes, realçado, também, pela iluminação proporcionada por parte do conjunto de lustres de cristal da Boêmia do antigo Teatro Municipal de Campinas. Os vitrais de Tom Güere e as esculturas criadas por destacados artistas plásticos compõem um ambiente sóbrio e harmonioso, semelhante ao das antigas igrejas coloniais.
No discurso de inauguração da Capela, o Cel Milton Paulo Teixeira Rosa, então Comandante da EsPCEx, agradeceu a todos os que contribuíram para a construção da capela e destacou os seguintes colaboradores: Prefeituras Municipais de Itu e Sumaré; Ten Cel Dirceu Bonecker de Souza Lobo e Ten Cel Élis Luiz Tavone Serafim, Projetistas; Wanda F. Rosa, Artista Plástica; Ediwigis Costa, Carpinteiro; Tom Güer, Vitralista; Pedro Negri e José Negri, Pedreiros; Feilipo Corimato e Luiz Morrone, Escultores; Renato Righeto, Urbanista; CeI José Albuquerque, ex-comandante da Escola e idealizador da construção; Cap Capelão Militar Cônego Haroldo Niero; Ten Cel Villas Boas; Dr Gustavo Orsolini, Dr Waldir Antonio de Jesus e Dr Altino Ferreira Pena, da Comissão de Recursos
(Fonte: Jornal Correio Popular, de 21 de janeiro 1972).
Desde 1959, quando a Escola foi transferida de São Paulo para Campinas, prestaram serviço de assistência religiosa à Família EsPCEx os seguintes padres:
- Roberto Pignarello de Almeida, de 1959 a 1963 (foi também Bispo Resignatário de Jundiaí-SP);
- Amauri Castanho, de 1963 a 1965 (Ex-Bispo de Jundiaí);
- Coronel Capelão Haroldo Niero, o primeiro Capelão Militar nomeado, de 1963 a 1973, período em que a Capela foi construída;
- Coronel Capelão Euclides José da Silva, de 1973 a 1986;
- Coronel Capelão Joaquim Benedito da Silva, de 1986 a 1993;
- Coronel Capelão Vanderlei Valentim da Silva, de 1993 a 2005;
- Capitão Capelão João Batista Alves de Almeida Júnior, de 2006 a 2009;
- Capitão Capelão Walmor Pastre, de 2010 a 2013;
- Capitão Capelão Daniel Francisco da Silva, de 2014 a 2016; e
- 1° Tenente Capelão Anderson José do Nascimento, desde 2017.
(Fontes: Arquidiocese de Campinas: Subsídios para a sua História, Editora Komedi, Campinas-SP, 2004 e registro histórico da Capela Santo Tomás de Aquino)