SOBRE A EsPCEx

AS ESCOLAS DESTINADAS AO ENSINO PREPARATÓRIO NO EXÉRCITO
A necessidade de que se ministrasse um curso preparatório visando ao curso na Academia Militar das Agulhas (AMAN) foi percebida já na década de 1930. Com esse objetivo, o Colégio Militar de Porto Alegre foi transformado, em 1939, na Escola de Formação de Cadetes, denominação que mais tarde evoluiu para Escola Preparatória de Porto Alegre (EPPA).
Em 17 de setembro de 1940, foi fundada a Escola Preparatória de Cadetes de São Paulo (EPSP), instalada, provisoriamente, no edifício destinado ao Hospital Sírio-Libanês, cedido para essa finalidade pelo Governo de São Paulo e, no ano de 1942, foi criada a Escola Preparatória de Fortaleza (EPF).
Em 1944, teve início a construção do atual prédio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), na área da centenária Fazenda Chapadão, em Campinas.
Em 1959, a EPSP foi transferida para Campinas, passando a se chamar Escola Preparatória de Campinas (EPC).
Em 1961, a EPPA e a EPF foram extintas e os alunos das Escolas de Fortaleza e Porto Alegre, transferidos para a EPC, na cidade de Campinas.
Em 1967, a EPC teve a denominação mudada para Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e passou a centralizar o ensino preparatório, reunindo os Alunos de todo o Brasil que têm como destino a AMAN.